top of page

Recital de Marília Vargas e Hammurábi Ferreira celebra a música francesa e brasileira no Teatro Municipal Severino Cabral

Ascom FIMUS

17 de jul. de 2024

Metade das canções do espetáculo são composições de mulheres da França e do Brasil

Do outro lado do Atlântico: Conexão França-Brasil  foi o concerto da quinta noite, 16 de julho, do XV Festival de Música Internacional de Campina Grande e 8° FIMUS Jazz. O recital, que aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral, foi apresentado por Marília Vargas, soprano, e Hammurábi Ferreira, pianista.

 

Juntos, os artistas apresentam um repertório de 12 músicas, sendo 4 em francês e 7 em português. Metade das canções são composições de mulheres de ambos os países. “Eu trouxe um pouquinho de compositores e compositoras, eu acho que esse é um ponto importante também desse concerto, trazer músicas escritas por mulheres e isso não acontece sempre”, explicou Marília Vargas. Entre as musicistas escolhidas para o recital estão as brasileiras Babi de Oliveira e Helza Cameu, e as francesas Pauline Viardot, Nadia e Lili Boulanger.

 

Marília Vargas cantando Confidência, de Helza Cameu.

Esta foi a terceira participação de Marília Vargas no Festival, sendo as anteriores em 2015 e 2016. “Para mim é uma alegria gigantesca estar aqui em Campina Grande, uma cidade linda, as pessoas muito amáveis, muito carinhosas, muito receptivas. Eu tenho a oportunidade também de ver alunos aqui do Norte, do Nordeste, que normalmente não chegam ou chegam com mais dificuldade lá no Sudeste, em São Paulo, onde eu estou. Então, é uma oportunidade de conhecer outras pessoas, de estar com elas, de trazer um pouquinho do que eu sei para cá. É fantástico ", destacou a soprano.

 

Marília Vargas também é professora de Canto Barroco e Canto Erudito na Escola de Música do Estado de São Paulo, além de preparadora vocal de grupos corais. Com mais de 20 álbuns gravados, ela possui vasta experiência em gravações para rádios e TVs do Brasil e da Europa. O músico pessoense Hammurábi Ferreira participou como pianista convidado das orquestras sinfônicas da Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia, além das orquestras da OSUFBA e OSUFPB, também é membro fundador e do diretório da Associação Brasileira de Piano Colaborativo - ABPC.

 

 

Ascom FIMUS: Ernandes Silva (Reportagem), Sara Kelly (Fotografia), Hermano Junior, Karla Nóbrega e Giseli Sampaio (Edição)



bottom of page