Ascom FIMUS
19 de jul. de 2024
O Grupo americano Tatiana Eva-Marie & Avalon Jazz Band se apresenta no domingo (21) encerrando a série de concertos dos Festivais
A edição comemorativa dos 15 anos do Festival Internacional de Música de Campina Grande e 8º FIMUS jazz montou para dez dias uma programação diversa abrangendo diferentes gêneros, desde a música clássica ao Jazz, a ritmos tipicamente brasileiros, a exemplo do forró e MPB. Além disso, masterclasses e oficinas foram oferecidas durante os festivais. As apresentações dos concertos chegam ao fim neste fim de semana.
A programação desta sexta começa a partir das 16h no Teatro Municipal com o recital “Candelabro Rupestre: música brasileira para flauta doce e cravo” com os instrumentistas Lúcia Carpena e Mário Trilha. Às 20h, também no teatro, tem a estreia mundial da obra “Ciranda para um povo sofrido”, de Catarina Domenici, e a apresentação da peça musical “Apalachian Spring” composição de Aaron Copland, ambas sob a regência de Alba Bomfim. Em seguida o público do festival vai prestigiar a apresentação da obra “Fantasia Coral”, escrita em 1808 por Beethoven, regida pelo maestro campinense Vladimir Silva. Todas as peças da noite serão apresentadas pela Orquestra e Coro do FIMUS.
No sábado, às 16h, encerrando a série Jovens Talentos no Mosteiro Santa Clara, tem o recital do Quinteto Geraldo Rocha intitulado “Harmonias ao vento”. No período da noite, às 20h, no Teatro Municipal, o guitarrista e professor universitário Nelson Faria se apresenta ao lado de Misael Silvestre, Oswaldo Amorim, Pedro Almeida, com a participação especial da Orquestra de Câmara da UFCG. Nelson é um importante instrumentista e referência quando o assunto é guitarra. Ao longo de sua trajetória ele já tocou e gravou com grandes artistas a exemplo de Milton Nascimento, Nana Caymmi, Cássia Eller, João Bosco e Leila Pinheiro.
Já no domingo, a partir das 16h, no Museu de Arte Popular da Paraíba acontecerão as apresentações da série “Músicas do Mundo”, com o recital “Reinventando as tradições: homenagem aos mestres e mestras da nossa música”, que reúne os grupos Pife Perfumado, Baião de Três e o Regional de Duduta. Os artistas apresentarão ritmos tipicamente brasileiros, a exemplo do forró, chorinho e canções da cultura popular tocadas ao som do pífano.
Quem encerra a programação do FIMUS é a banda Tatiana Eva-Marie & Avalon Jazz Band, com apresentação às 20h no Teatro Municipal. O Avalon Jazz Band surgiu no Brooklyn, Nova York, no ano de 2012 e tem como referência rítmica o Jazz parisiense dos anos 1930. Em seu repertório os músicos misturam o Gypsy Jazz à música francesa em uma viagem à nostalgia sonora de épocas passadas. O Avalon Jazz Band é formado por Tatiana Eva-Marie, voz; Daniel Garlitsky, violino; Dennis Pol, violão; e Wallace Stelzer, baixo. A banda que já fez turnê nos Estados Unidos e Europa se apresenta pela primeira vez no Brasil.
Para as apresentações no Teatro Municipal é necessário a retirada dos ingressos gratuitos disponíveis em sympla.com.br. Nos outros locais de concertos e recitais não é necessário a retirada do ingresso. Outros detalhes sobre a programação do FIMUS estão disponíveis no site fimus.art.br e também no Instagram @fimuscg.
O XV Festival Internacional de Música de Campina Grande e o 8º FIMUS Jazz são uma realização do Parque Tecnológico da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande e Affins Produções. Este ano os festivais têm o fomento do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023.
Ascom FIMUS: Hermano Junior (Reportagem).