top of page

NordesTrio se apresenta pela primeira vez em Campina Grande durante XV FIMUS e 8º FIMUS Jazz

Ascom FIMUS

17 de jul. de 2024

O trio percorreu as mais variadas paisagens sonoras do Brasil e do mundo em um repertório “abrasileirado”

Na última segunda-feira (15), o grupo NordesTrio apresentou-se no XV FIMUS e 8º FIMUS Jazz, eventos que vêm acontecendo no Teatro Severino Cabral desde a última sexta-feira (12). Apesar das raízes norte-americanas, o grupo mantém estreita conexão com renomados compositores da música nacional, incluindo, por exemplo, Rogério Borges e Mestre Duda.

 

A formação do conjunto foi uma iniciativa do professor e músico recifense Dr. Nairam Simões, que ao ingressar na Universidade do Arkansas nos Estados Unidos se reuniu com as doutoras Juli Buxbaum e Lauren Schack Clark para desenvolver um trio musical que utilizasse instrumentos clássicos em um repertório musical “abrasileirado”.

 

Nairam conta que a ideia surgiu porque ele desejava ouvir os ritmos nacionais no cenário da música de concerto no exterior. “A maioria dos estrangeiros só conhece o samba e, como nordestino raiz, eu sei que a gente tem muitos outros ritmos como maracatu, forró, baião, xote coco e o lundu. Desde o começo, eu quis que esse fosse um dos meus papéis como professor universitário lá no Estados Unidos: mostrar a nossa música do Nordeste”, contou o fundador do trio.

 

O instrumentista sempre foi apaixonado pela música de câmara e enxergou nas colegas de trabalho o talento e o interesse pela sonoridade do Brasil. Elas logo compraram a ideia. “Para o projeto, escutamos muitas gravações de músicas desses estilos para que elas [Juli e Lauren] pudessem aprender como os percussionistas brasileiros tocam. Meu irmão também é percussionista e nos ajudou. Essa música nova nordestina já foi tocada em vários países e foi a gente quem encomendou, então como nordestino é prazer levar minha música para o mundo”, acrescentou  Nairam.

 

Na região de origem do grupo, o nordeste do Arkansas, o estilo musical mais comum é o bluegrass, um tipo de composição com características bem particulares, de tradição oral. No entanto, o trabalho desenvolvido pelo grupo nos Estados Unidos tem chamado a atenção da crítica por seu caráter inovador. Em 2022, inclusive, o trio chegou a receber um prêmio do Global Music Awards, por seu mais recente álbum, o “Brasiliana”.

 

O intercâmbio musical entre Brasil e Estados Unidos também proporcionou à trompista Juli Buxbaum a chance de conhecer pessoalmente a Rainha da Borborema durante sua participação com o trio no XV FIMUS. Em entrevista, ela falou um pouco sobre sua estadia na cidade, dizendo que “até agora, tenho gostado muito de trabalhar com os alunos no festival. Eles fazem muitas perguntas inteligentes e parecem muito entusiasmados”, explicou a musicista.

 

A pianista e doutora Lauren Clark também elogiou o clima e a recepção campinense, dizendo que “as pessoas foram adoráveis e muito simpáticas. E a comida é ótima.”

 

Além da apresentação no Teatro Severino Cabral, os integrantes do NordesTrio ministraram aulas nas quais compartilharam conhecimentos sobre suas especialidades com os estudantes da Universidade Federal de Campina Grande e de outros estados brasileiros. A programação do FIMUS conta com diversos nomes nacionais e internacionais.


Ascom FIMUS: Júlia Nunes (Reportagem), Marcos Vinícius Cacho (Fotografia), Hermano Junior, Karla Nóbrega e Giseli Sampaio (Edição)


 

 

bottom of page